domingo, 22 de abril de 2012

Ontologia

Ontologia é um termo de origem grega que significa o conhecimento do ser. Ontologia reproduz a natureza do ser, da existência dos entes, da realidade e das questões metafísicas em geral.    
Há duas maneiras possíveis de entender a ontologia, ou seja, dois aspectos segundo os quais se pode estudar o ser. O primeiro é o aspecto dito "existencial": a ontologia, nesse caso, consiste em um saber sobre aquilo que é fundamental ou irredutível, comum a todos os entes singulares. Em outros termos, seria a ciência de um ente primeiro ou primordial em que todos os demais se sintetizam.
A segunda maneira de conceber a investigação ontológica refere-se ao aspecto "essencial" do ser e estabelece como meta a determinação daquelas leis, estruturas ou causas do ser em si. Alguns filósofos preferem separar a metafísica, identificada com a ontologia de tipo "existencial", de uma ontologia propriamente dita, definida como teoria formal dos objetos. Outros se opõem a essa divisão e defendem a unidade filosófica no estudo do ser.

Fontes:

Um comentário:

  1. Na filosofia, ontologia é o estudo da existência ou do ser (verbo). É basicamente uma maneira de compreender identidades e grupos de identidades, chamados de classes.A ontologia funcionam de maneira muito parecida com o nosso cérebro, relacionando identidades similares e agrupando-as em classes diferentes.

    ResponderExcluir

ave

www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=653&dd99=pdf